Você se preocupa com a qualidade da sua instalação fotovoltaica?

paineis-solares-First-Energy-energia-solar-suporte-tecnico-assessoria

A energia solar vem crescendo mundialmente desde que a tecnologia se tornou viável economicamente para instalações comerciais, industriais e residenciais. De fato, não se trata mais de futuro e sim de uma tendência de mercado, por ser uma energia limpa renovável e sustentável.

Dente as principais vantagens, podemos citar:

  • Melhor qualidade da energia (gerada pelo sistema)
  • Economia financeira
  • Baixa manutenção
  • Valorização do imóvel
  • Desconto no IPTU (Cidades com IPTU Verde)
  • Sustentabilidade
  • Pontuação para a aquisição de Selo Verde
  • Possibilidade de uso na estratégia de Marketing

Outra grande vantagem é a longevidade do sistema, e neste ponto é que entramos no tema deste artigo. Quando falamos de um sistema com 25 anos de vida útil (muito tempo), as pessoas logo se preocupam com a qualidade do sistema fotovoltaico, e iniciam uma busca para entender o funcionamento do sistema, quais são as principais características, pontos fortes e diferenciais encontrados. Após o entendimento inicial e a definição do tipo de tecnologia (ongrid / offgrid), logo surge a primeira pergunta. “Qual é o melhor sistema fotovoltaico?”. Em seguida, ocorre uma nova busca, para identificar qual é o melhor fabricante de painéis ( módulos ou placas) fotovoltaicos, posteriormente qual é o melhor fabricante do inversor fotovoltaico. Entendemos que este questionamento é perfeitamente compreensivo, visto que estes são os dois principais componentes do sistema, porém, deve-se atentar para a qualidade geral dos componentes, desde seus cabos, conectores, string box, DPS, e a estrutura do sistema.

Todos estes pontos são realmente importantes, e terão impacto na longevidade e qualidade da geração do sistema como um todo. Bom então já está tudo resolvido? A resposta para esta pergunta é um grande NÃO.

Fatores importantes do sistema fotovoltaico.

Já vimos que um sistema de boa qualidade é um fator importante, porém, também devemos nos atentar para o processo de integração do sistema conforme veremos nas etapas abaixo:

                Análise preliminar – é muito importante que o estudo inicial do seu sistema seja bem executado, pois desta forma evitam-se decepções devido ao não atingimento dos valores previstos, que pode ocorrer por diversos fatores, como por exemplo não considerar a angulação e orientação dos painéis fotovoltaicos em relação ao norte. Outro ponto importante é a questão do sombreamento, bem como a questão das perdas envolvidas no sistema devido ao tempo de uso (25 anos). A ideia central é que o sistema entregue a energia prevista ao longo de toda sua vida útil, e não apenas nos primeiros anos de uso, quando é mais eficiente.

                Visita técnica – esta é uma etapa fundamental do processo, pois neste momento serão definidos com precisão os locais de instalação dos módulos fotovoltaicos, do inversor fotovoltaico, das string box (caixas de proteção CC e CA) e todo o caminho do cabeamento, desde os módulos até o inversor e posteriormente até o quadro de energia do imóvel

                Qualidade do projeto – Este é um dos principais pontos a serem observados. No projeto fotovoltaico, o engenheiro realiza estudos e cálculos detalhados para identificar como deve ser realizado o arranjo dos módulos, bem como quais serão as perdas a serem consideradas, de acordo com a análise preliminar e a visita técnica. De posse de todas estas informações, cada projeto é estudado individualmente e realizado com a máxima competência técnica.

                Tratativas com a concessionária de energia – todo o processo de integração fotovoltaica deve ser realizado com base nas normas técnicas, e deve ser apresentado e aprovado pela concessionária de energia, para que posteriormente ela realize a troca do medidor de energia pelo modelo bidirecional (registra a anergia gerada e a energia consumida).

                Instalação do sistema – Este é um dos pontos mais importantes, visto que a qualidade da instalação terá um “peso” considerável em questões muito importantes, como por exemplo:

– Segurança do sistema: Devemos lembrar que ao lidar com energia elétrica, estamos lidando com vidas, e todas as normas devem ser respeitadas por exemplo (NR10 / NR35);

– Garantia dos equipamentos: Como qualquer equipamento, o sistema fotovoltaico perderá sua garantia, caso ocorram falhas na sua instalação que gerem algum dano, a curto ou longo prazo;

– Vida útil do sistema: A qualidade da instalação está diretamente ligada com a durabilidade do sistema;

– Seguro na execução: Devemos lembrar que a instalação do sistema está sujeita a imprevistos, desta forma devemos sempre questionar se e empresa integradora possui seguro para execução desta obra de instalação do sistema fotovoltaico, pois isso pode evitar transtornos, caso ocorra algum acidente durante a instalação;

– Garantia da instalação: A instalação também necessita de um prazo de garantia, para trazer tranquilidade ao cliente, de modo que não ocorram custos adicionais em caso de um problema que possa surgir no período mínimo de um ano.

Saiba mais sobre como contratar um sistema fotovoltaico da First Energy.

Como escolher o melhor serviço

Procure por empresas especializadas, dando preferência para as que já tem uma potência significativa instalada (pelo menos 2MWp).

Exija a identificação do engenheiro responsável pelo processo de instalação, e realize uma pesquisa pelo número do CONFEA / CREA (https://consultaprofissional.confea.org.br/  https://creanet1.creasp.org.br/ServicosOnline/Profissional/PesquisaPublicaProfissional.aspx), pois deste modo será possível identificar se o registro está atualizado e qual é a qualificação do profissional.

Tenha em mente que um serviço qualificado deve ser valorizado, é um momento importante, então não caia na armadilha do “mais barato”, pois neste caso muito provavelmente o que é barato hoje, vai ter seu custo elevado em algum momento futuro.

Entenda que um sistema fotovoltaico é composto por equipamentos e o serviço de integração, e os dois devem ser compatíveis, ou seja, devem ser igualmente valorizados. Verifique todos os serviços oferecidos pela integradora e exija qualidade em todo o processo de integração.

Em resumo como podemos ver é muito importante que exista um cuidado muito grande com a escolha da empresa que irá executar o serviço de integração do sistema fotovoltaico. Fazendo uma análise comparativa é como comprar um carro de luxo e levá-lo a um profissional não qualificado para fazer a revisão, certamente isso irá acarretar grandes problemas.

Agradecemos pelo tempo dedicado na leitura deste post e ficamos à disposição para maiores esclarecimentos.